Influência das cores nos ambientes

Você está com dificuldade de escolher a cor que você quer colocar em sua casa? Bem hoje vou falar sobre cores e suas influencias nos ambientes. Temos que ficar muito atentos na hora de escolher, nas sensações e estimulo que cada uma desperta.

1º Passo:
Para quem deseja mudar as cores da parede, é definir o que deseja proporcionar com a mudança e quais características do ambiente. 

Obs.: As cores estimulam vários tipos de sensações psíquicas. 
Elas podem ampliar ou diminuir ambientes.
  
Segue abaixo uma relação de cores e suas sensações:

 Branco - Pureza. Por ser um tom neutro, combina com qualquer tipo de ambiente e ajuda a ampliar os espaços.
Um ambiente todo Branco, dependendo da pessoa, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e moveis bem coloridos.
Amarelo - Alegria e prosperidade. É relacionado ao sol. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura.
Um cômodo pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras. Se aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicadas para um ambiente de descanso.
Laranja – Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.
A cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fadiga. Os tons mais “escuros” contagiam um cômodo com seu calor. Seus tons mais suaves potencializam a luz e é ideal nos ambientes rústicos. Pode-se usar ainda um tom intenso para expressar personalidade a um canto ou à uma parede. Realça a beleza das madeiras e o couro. Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.
Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves.
Vermelho – Paixão e intensidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.
A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação.Os tons mais intensos são indicados para cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para poder criar ambientes íntimos e envolventes. Os bordôs mais apagados conseguem espaços acolhedores e de ar natural, sempre que combinados com outros revestimentos e móveis claros.
Muita atenção em seu uso, pois por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico.
Verde - Perspectiva. A cor da esperança, que remete à natureza.
A cor da esperança e da segurança, associada à natureza, é adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas e zonas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores em sua tonalidade escura, alegrar espaços pequenos se escolhido um verde claro, encher de personalidade uma parede pintada em pistache. Enquanto que os verdes claros têm um tom mais atrevido, os escuros se revelam mais sofisticados..
Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente.
Azul - Tranquilidade. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Também causa sensação de frescor em ambientes muito quentes.
Por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e sala de jantar. O azul claro é um clássico em quartos de meninos, pois acalma sua energia, o anil alegra ambientes escuros, já que transmite claridade, enquanto o lavanda cria sensação de profundidade em espaços pequenos, ao alargar visualmente as paredes. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras.
Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia.
Violeta - Criatividade. Desperta o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma.
Os tons violetas estão ligados à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.
Preto - Sofisticação. É uma cor neutra e combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes.
É a cor que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas. Pode expressar agressividade.
É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um “efeito especial”, tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Usado em teto muito alto de lojas, por exemplo, para dar a sensação que o teto é mais baixo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas para armário da cozinha

Granitos no Projeto de Interiores

Como plantar Cebolinha no vaso