Estilo Provençal



Originou-se na região da Provença, que fica ao sul da França. Este estilo utiliza tons pálidos, madeira, pátina e estampas delicadas. O estilo provençal surgiu de uma necessidade, pois os luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII que pertenciam apenas às famílias reais começaram a ser copiados pela população francesa. Esta, sem condições de manter o luxo da decoração, criou uma maneira criativa de se aproximar daqueles ambientes.

Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo.

Ao passar do tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.uma decoração que nos remete ao estilo de vida rural dos franceses, com casas rústicas de pedra entre os campos de lavanda.

Na decoração, remete uma aparência nostálgica, aconchegante, perdida no tempo e com detalhes que incorporam o romantismo.




































Lindo este estilo!

Bjoss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas para armário da cozinha

Ideias para meu apto - Mesa branca cadeiras coloridas