10 revestimentos para facilitar a limpeza da casa

A escolha do revestimento adequado facilita a rotina de quem cuida da casa, portanto é uma boa ideia evitar aqueles que não favorecem a limpeza. Por exemplo, os pisos que têm brilho refletem a sujeira, assim como os muito claros podem denunciar rapidamente um fio de cabelo.

Com a ajuda da especialista, mostramos aqui 10 tipos de revestimentos que são fáceis de limpar, em diferentes ambientes. Confira:


1) Piso da sala – O piso vinílico é perfeito para este ambiente. Segundo Adriana, este revestimento apresenta boa tolerância à água e produtos químicos. “Os laminados têm ótimo custo, mas não oferecem tanta resistência à umidade. Se passar um pano úmido sem enxugar o chão direito, os cantos podem estufar”, diz a especialista.
2) Piso da cozinha – O porcelanato fica bem na cozinha, tanto pelo visual estético quanto pelo funcional, já que é um material fácil de limpar. “A própria composição da porcelana já indica que pode utilizar produtos de limpeza neste revestimento, pois ele não fica danificado e não apresenta problema com a umidade”, afirma Adriana.
A arquiteta lembra que os porcelanatos retificados (aqueles que têm a borda reta) são melhores porque ele não marca o rejunte, portanto a sujeira não fica impregnada.  “Cores claras devem ser evitadas, já que a cozinha é um ambiente em que pode haver respingo de líquidos e onde há circulação de muitas pessoas, o que pode marcar as pegadas”, ressalta a profissional.
3) Bancada da pia da cozinha – O granito é mais fácil de limpar do que o mármore, de acordo Adriana, pois o segundo é uma pedra mais “mole”, que começa a ter fissuras e rompe com facilidade.
“O granito de cor mais escura é mais adequado, pois não mostra tanta sujeira enquanto tem um aspecto visual legal”, opina a profissional. A arquiteta reforça que este material em uma tonalidade clara mancha com facilidade.
4) Banheiro – Por causa do vapor, o ideal é optar por peças maiores que sejam retificadas. “O rejunte epóxi é impermeável e tolera a umidade”, diz Adriana. A especialista recomenda revestimentos em cerâmica e porcelanato. As pastilhas de vidro, segundo ela, como têm muito rejunte, fica com um aspecto escurecido em alguns pedaços, com o tempo.
5) Quarto de brincar – Aqueles que têm um espaço próprio para os pequenos brincarem, podem investir em lonas de vinil para colocar no chão. “Elas podem ser aplicadas por cima da madeira”, orienta a profissional. Tal material recebe uma camada de manta acrílica no meio, o que deixa o piso macio para reduzir as chances de um machucado.
Para Adriana, pisos vinílicos também são ótimas alternativas. “A prioridade é oferecer conforto térmico e segurança à criança”. Segundo a especialista, álcool pode ser utilizado para limpar o revestimento. “Com isso, é possível tirar as manchas de canetinhas”, observa.
6) Quintal – É importante escolher um piso para o quintal que não seja escorregadio. “Peças cerâmicas e tecnocimento, que é um cimento queimado, são interessantes para esta área. Revestimentos em granelites também podem ser aplicados”, recomenda a especialista.
É importante estar atento ao índice de resistência de atrito. Ele deve ser alto para evitar o desgaste do piso quando é esfregado, no momento da limpeza. É possível encontrar esta informação na embalagem do produto.
7) Piscina – Existe uma peça que parece pedra pome, que é a pedra hijau. “Ela não acumula lodo e o atrito é bom”, afirma Adriana. A arquiteta diz que a manutenção pode ser feita com uma escovinha e outros passos tradicionais usados para limpar a piscina. O revestimento está disponível nas cores verde e preto.
8) Cadeiras da varanda – Por bater muito vento e estar sujeita ao sol e chuva, as cadeiras mais apropriadas para este ambiente é a de fibra sintética. “Além de ter um apelo ecológico e estético, elas são fáceis de ser mantidas limpas”, diz Adriana.
9) Sofá da sala – Quem tem criança em casa e sofá de tonalidade clara sabe o quanto a combinação pode causar um desastre em termos de sujeira. “Quem não quiser colocar uma capa, há uma camurça sintética que recebe tratamento de teflon e fica impermeável”, conta a arquiteta. Portanto, se um suco for derramado no sofá, basta passar um pano , pois o tecido não absorve o líquido. Adriana lembra que o jogo de luz que a camurça provoca também ajuda a disfarçar a sujeira.
10) Tinta – A parede também precisa de cuidado especial e a arquiteta recomenda o uso de tinta acrílica. “Ela é bastante resistente à água, portanto não fica danificada na hora de ser limpa”, diz Adriana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas para armário da cozinha

Granitos no Projeto de Interiores

Como plantar Cebolinha no vaso