A cores para cada cômodo

As cores ideais para sala de jantar e cozinha, são as que estimulam a fome. As cores “quentes”: amarelo, laranja, e vermelho. Tente não usar cores “frias”: azul, lilás, roxo e tons de cinza, estas inibem a fome.
O quarto é nosso espaço de descanso, relaxamento, por isso, opte pelas cores “frias” como tons de azul e lilás que acalmam e nos ajudam a relaxar. O verde é uma cor estável, de equilíbrio, não estimula nem acalma, portanto, pode ser também utilizada. As cores “quentes” como tons de amarelo, laranja e vermelho devem ser utilizados com cautela, em pequenos detalhes de decoração para não causar agitação.
Quartos para bebês pedem cores de tons pastel: bege, creme, rosa, verde, amarelo e azul claros. Evite cores fortes, pois podem deixar o bebê agitado. Nos quartos de crianças as cores fortes podem ser usadas nos detalhes, desenhos variados em meia-parede ou nos armários. Misture cores claras e tons pastel com essas cores mais fortes. O teto pintado de azul-claro ajuda a criança a ter um sono tranquilo.
No banheiro, onde o item limpeza é de extrema importância, o ideal é colocar cores claras para que a sujeira fique visível e o banheiro sempre limpo. Branco, bege, creme, cinza, verde e azul claros são boas opções para iluminar o banheiro e deixá-lo aparentemente maior. Atenção para as cores escuras: o preto e o azul-escuro, por exemplo, se aplicados nas paredes e piso do banheiro, além de ocultarem a sujeira e reduzirem a luminosidade, diminuem o espaço do banheiro, que geralmente já é pequeno. Procure usar cores escuras em pequenos detalhes.
Um escritório, seja dentro de casa ou fora, tem de apresentar um tratamento visual atraente, estimulante e deve ter sua própria identidade. No geral, é recomendado o contraste entre as cores das paredes e dos móveis. Os cômodos usados como local de estudo ou trabalho precisam ser bem iluminados, evite cores escuras ou berrantes.
A sala de estar precisa ser um lugar aconchegante, o espaço ideal para reunir toda a família e receber as visitas. Prefira as cores mais vibrantes e alegres. Evite usar cores fortes juntas. Se pintar uma parede usando uma cor forte, compense as outras com uma cor mais clara.

A pintura da cozinha precisa passar a ideia de limpeza, mas não precisa ser sem graça. Detalhes em cores fortes como vermelho, laranja e amarelo tem efeito estimulante, elas aguçam a fome. A cozinha fica ainda mais viva se receber bastante luz natural.
Outras dicas importantes:

Continuidade

Para dar a impressão de uma área maior, escolha os mesmos piso e cor de parede para toda a decoração. As mudanças bruscas fazem a casa parecer dividida e, por consequência, menor. O ideal para residências muito pequenas é escolher também móveis do mesmo material.

Espelhos

Eles refletem a luz e o próprio ambiente e dão uma sensação imediata de amplitude. Escolha espelhos grandes e coloque em mais de uma parede do mesmo ambiente, para o efeito de infinito.

Siga as linhas

Assim como na moda, as listras dão a impressão de um ambiente mais comprido.

Móveis baixos

Esqueça armários grandes e pesados. O ambiente fica maior com a limpeza visual.

Janelas abertas

A claridade tem o poder de ampliar o espaço. Mas se sua casa não tem esta opção e sofre com a falta de luz natural, procure investir em um bom projeto de iluminação. O profissional vai posicionar as lâmpadas para que os espaços pareçam maiores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas para armário da cozinha

Granitos no Projeto de Interiores

Como plantar Cebolinha no vaso